A palavra yoga significa "união". Yoga é o caminho da comunhão entre nosso corpo, nossa mente e nosso espírito. A comunhão entre nosso Eu inferior e nosso Eu superior. A comunhão com tudo o que transcende o mundo material.   

Historicamente, o yoga é uma tradição com mais de 5.000 anos, nascida na Índia e originária das escrituras sagradas chamadas Os Vedas.

Muito mais que um exercício psicofísico (como é conhecido no Ocidente), o yoga é um estilo de vida que utiliza técnicas corporais dinâmicas, práticas de respira-ção conscientes, relaxamentos revitali-zantes e exercícios de concentra-ção para disciplinar a mente.

Entre II a.C e IV d.C (aprox.) surgiram os Yoga Sutras de Patãnjali, o primeiro tratado específico sobre yoga.

Nesta época, o yoga era uma prática para se atingir a equanimidade do Ser através da observação e pacificação dos estados mentais (meditação).

Foi somente na Idade Média que apareceram registros escritos sobre a prática psicofísica conhecida por Hatha Yoga e, hoje, difundida mundialmente.

 

Tratados como o Hatha Yoga Pradipika e o Gheranda Samhita explicavam como realizar diversos ásanas (posturas), como realizar os pranayamas (respiração controlada) e como atingir a auto-realização através da purificação do corpo.

No ocidente, o Hatha Yoga começou a ser conhecido e praticado na década de 70, quando diversos mestres indianos começaram a ser convidados ao Ocidente.

Hoje, sabemos que o Hatha Yoga é uma preparação 

para a prática principal do caminho do yoga, que é a meditação.

Entendemos que a prática começa de fora pra dentro, primeiramente através do denso (que é o corpo), passando pela respiração e culminando no mais sutil que é a percepção do estado mental e do momento presente.

Dentre tantos benefícios, podemos dizer que o yoga nos ensina a viver  mais  conscientes, a ter uma conduta mais ética em nosso agir no mundo (já que propõe uma reflexão nossas atitudes) e promove, assim, um libertador sentimento de paz interior.


 Bem-vindos ao yoga! Namastê.