top of page
Professora Lara navarro fazendo uma postura de yoga

 O QUE É YOGA

A palavra yoga significa "união". Yoga é o caminho da comunhão entre nosso corpo, nossa mente e nosso espírito. A comunhão entre nosso Eu inferior e nosso Eu superior. A comunhão com tudo o que transcende o mundo material.   

Historicamente, o yoga é uma tradição com mais de 5.000 anos, nascida na Índia e originária das escrituras sagradas chamadas Os Vedas.

Muito mais que um exercício psicofísico (como é conhecido no Ocidente), o yoga é um estilo de vida que utiliza técnicas corporais dinâmicas, práticas de respira-ção conscientes, relaxamentos revitali-zantes e exercícios de concentra-ção para disciplinar a mente.

Entre II a.C e IV d.C (aprox.) surgiram os Yoga Sutras de Patãnjali, o primeiro tratado específico sobre yoga.

Nesta época, o yoga era uma prática para se atingir a equanimidade do Ser através da observação e pacificação dos estados mentais (meditação).

Professora Lara navarro fazendo uma postura de yoga
Professora Lara navarro fazendo uma postura de yoga

Foi somente na Idade Média que apareceram registros escritos sobre a prática psicofísica conhecida por Hatha Yoga e, hoje, difundida mundialmente.

 

Tratados como o Hatha Yoga Pradipika e o Gheranda Samhita explicavam como realizar diversos ásanas (posturas), como realizar os pranayamas (respiração controlada) e como atingir a auto-realização através da purificação do corpo.

No ocidente, o Hatha Yoga começou a ser conhecido e praticado na década de 70, quando diversos mestres indianos começaram a ser convidados ao Ocidente.

Hoje, sabemos que o Hatha Yoga é uma preparação 

para a prática principal do caminho do yoga, que é a meditação.

Entendemos que a prática começa de fora pra dentro, primeiramente através do denso (que é o corpo), passando pela respiração e culminando no mais sutil que é a percepção do estado mental e do momento presente.

Dentre tantos benefícios, podemos dizer que o yoga nos ensina a viver  mais  conscientes, a ter uma conduta mais ética em nosso agir no mundo (já que propõe uma reflexão nossas atitudes) e promove, assim, um libertador sentimento de paz interior.


 Bem-vindos ao yoga! Namastê.

Assista um pequeno vídeo de 5 minutos sobre a prática milenar do yoga gravado no Nataraja Yoga Studio por duas alunas.

VÍDEO SOBRE
       YOGA

bottom of page