O QUE SIGNIFICA O NOME "NATARAJA"?

Nataraja ou o Senhor da Dança, é uma das representações de Shiva, uma das divindades mais conhecidas da cultura indiana.

 

Enquanto Nataraja, Shiva simboliza basicamente aquele por detrás da dança cósmica de criação, preservação e destruição que se manifesta tanto no micro como no macrocosmo.

O simbolismo de Shiva Nataraja envolve uma mescla original e profunda entre religiosidade, arte, fiolosofia e ciência num esforço para explicar algo grandioso.

Sua dança, chamada em sânscrito de Tandava, retrata um ciclo contínuo e eterno de criação, preservação e destruição tanto do Universo como de seus elementos.

Nessa imagem vemos o senhor dessa dança envolto em um círculo de fogo que simboliza a natureza transitória dessa manifestação. Ele carrega em uma das mãos o tambor que emite os sons primordiais e dita o ritmo da criação. Em outra, uma chama que representa sua força de dissolução.
 

Com as outras duas mãos faz abhaya mudra, gesto que avisa para que não tenhamos medo dele e aponta para seus pés para que façamos reverência. Abaixo de seu pé um anão que representa nossa ignorância, que assume seu lugar diante da compreensão dessa ordem cósmica.

 

O físico Fritjot Capra fez uma interessante citação sobre esta imagem que diz: “Há centenas de anos, artistas indianos criaram imagens de Shiva dançando em uma linda série de bronze. Em nosso tempo, os físicos usaram a tecnologia mais avançada para retratar os padrões da dança cósmica. A metáfora da dança cósmica unifica assim a mitologia antiga, a arte religiosa e a física moderna.”